Sobre o Evento

Os games hoje constituem uma nova mídia que atrai e desperta o interesse da geração denominada nativos digitais, mas que também que é vista pela comunidade e pela mídia de forma maniqueísta e apocalíptica. Atualmente a discussão em torno dos jogos eletrônicos vem crescendo de forma significativa no cenário acadêmico, agregando pesquisadores de diferentes áreas e instituições que investigam este fenômeno na sociedade contemporânea. Estas produções fortalecem em cada região o desenvolvimento de novas tecnologias. O primeiro Seminário Jogos eletrônicos, educação e comunicação - construindo novas trilhas, realizado em Salvador , nos dias 10 e 11 de outubro de 2005, constituiu uma ação inédita realizada no Brasil: a criação de um espaço para discutir os jogos eletrônicos dentro da academia, dando voz aos pesquisadores que solitariamente vinham realizando de forma muitas vezes marginal as suas pesquisas nessa área.

Neste seminário reunimos sessenta pessoas das cidades de Ilhéus, Salvador, Juiz de Fora, João Pessoa, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, com formação nas áreas de educação, comunicação, informática, psicologia e design que apresentaram suas pesquisas e discutiram as diferentes possibilidades dos games. O registro do evento com os trabalhos apresentados encontra-se disponível no site http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/novastrilhas/index.htm.

Portanto, a realização do VIII Seminário Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas dá continuidade e fortalece as discussões iniciadas em 2005, que contribuíram para a criação da Rede Brasileira de Jogos e Educação constituída por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, bem como para a socialização dos trabalhos que já vinham sendo produzidos em diversas regiões brasileiras, marcando no cenário nacional um espaço diferenciado para reflexão e desenvolvimento dos jogos eletrônicos. Uma discussão que não pode parar, considerando que esses elementos tecnológicos vêm criando novos ambientes semióticos que precisam ser compreendidos, desmistificados e introduzidos no cenário pedagógico como mediadores do processo de ensinar e aprender. A nossa intenção é criar uma grande teia de discussões que subsidiarão novas maneiras de se compreender os jogos eletrônicos, indo além da mera produção e comercialização desses elementos tecnológicos.

 



"There is no reason that a generation that can memorize over 100 Pokemon characters with all their characteristics, history and evolution can't learn the names, populations, capitals and relationships of all the 101 nations in the world."

Marc Prensky



Objetivos

  • Realizar um Seminário sobre Jogos Eletrônicos, com a finalidade de agregar, nacionalmente, esforços para potencializar este tema dentro do espaço acadêmico.
  • Fomentar os debates entre os pesquisadores e desenvolvedores de jogos eletrônicos.
  • Socializar as pesquisas que vem sendo desenvolvidas no Brasil em torno dos jogos eletrônicos, sinalizando assim, o potencial interativo desses elementos tecnológicos.
  • Implementar a cultura dos games na sociedade contemporânea, apontando suas possibilidades pedagógicas e comunicacionais.
  • Configurar o Estado da Bahia como um centro irradiador de desenvolvimento tecnológico e científico sobre jogos eletrônicos e educação.