O Evento

O Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas, está na sua décima primeira edição, dando continuidade e fortalecendo as discussões iniciadas em 2005, na UNEB, que contribuíram para a criação da Rede Brasileira de Jogos e Educação (RBJE), tornando-se um marco para pesquisadores da área. A décima primeira edição tem como desafio estabelecer uma interlocução entre jogos eletrônicos, aprendizagem e avaliação. Nesta lógica o objetivo principal é reunir uma rede de pesquisadores e desenvolvedores de jogos a fim de discutir e explorar esse campo de estudo e produção, mapeando as estratégias teórico-metodológicas que são utilizadas para avaliar a aprendizagem mediada pelos games comerciais ou aqueles voltados para fins educacionais. É importante destacar que este tema vem sendo objeto de investigação de pesquisadores em todo o mundo, ao longo dos últimos dez anos, mas ainda não foram encontrados mecanismos efetivos utilizados para avaliar a contribuição dos jogos eletrônicos para o processo de aprendizagem. Portanto, a possibilidade de socializar e intercambiar as pesquisas existentes sobre essa questão, pode contribuir para o encontro de possíveis caminhos no processo de avaliação mediada pelos games. Ressaltamos ainda que tal evento se constitui em um locus para potencializar o desenvolvimento da ciência, inovação e tecnologia no país. A área de games representa hoje a maior indústria de entretenimento, agregando profissionais e pesquisadores com distintas expertises que desenvolvem novas metodologias para produção de games. Tanto em nível de pesquisa quanto desenvolvimento a realização de práticas inovativas é fundamental, na medida em que potencializa uma rede criativa com pesquisadores e profissionais com diferentes expertises que juntos constroem um conhecimento coletivo que traz contribuições para os diferentes campos de conhecimento.

Saiba+