O Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas está na sua décima quarta edição, dando continuidade e fortalecendo as discussões iniciadas em 2005 na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que contribuíram para a criação da Rede Brasileira de Jogos e Educação (RBJE) tornando-se um marco para pesquisadores da área.
Em virtude do momento pandêmico que estamos vivendo, esta nova edição do SJEEC, será realizada remotamente e transmitida no Youtube. O objetivo de estabelecer interlocução entre pesquisadores brasileiros, portugueses, espanhóis e malteses que irão socializar as suas investigações, tensionadoras da relação entre jogos digitais, educação e entretenimento na sociedade contemporânea.
Destacamos que a área de games representa hoje a maior indústria de entretenimento, agregando profissionais e pesquisadores com distintas expertises que desenvolvem novas metodologias para produção de games. Tanto em nível de pesquisa quanto de desenvolvimento, a realização de práticas inovadoras é fundamental, na medida em que potencializa uma rede criativa com pesquisadores e profissionais com diferentes expertises que juntos constroem um conhecimento coletivo que traz contribuições para os diferentes campos de conhecimento.
Assim, o XIV SJEEC mantém sua tradição de dialogar com as distintas temáticas que permeiam a área de games. O evento contará com a presença de pesquisadores do cenário internacional como Georgios N Yannakakis, pesquisador e diretor do Instituto de Jogos Digitais, vinculado a Universidade de Malta. Em nível nacional teremos a presença de Daniel Marques, professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, que destacará as questões relacionadas com a dataficação e os jogos digitais, na sua palestra de encerramento.
Contaremos também com a presença dos grupos de pesquisa das Universidades FEEVALE (RS), Unisinos e Universidade de La Laguna (Espanha).
E, finalmente, em nível regional teremos a participação da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais (UNEB, UFBA, IFBaiano e UFAL), grupo responsável pela realização do SJEEC.
Acrescentando ainda que a realização desta edição do seminário tem a intenção de fortalecer os grupos que foram criados a partir de 2005, quando foi realizado o primeiro SJEEC, socializando as pesquisas e projetos de desenvolvimento voltados para educação e áreas emergentes, desmistificando e potencializando a presença destas mídias no cenário nacional e internacional.